Durou apenas cinco minutos, mas o suficiente para levar emoção a todos. Na manhã desta quarta-feira (21), os funcionários do Sistema Verdes Mares de Comunicação (SVM) fizeram uma homenagem de agradecimento e de adeus ao jornalista, radialista e colunista Edilmar Norões, morto na terça-feira (20) aos 80 anos de idade após ser internado devido à complicações cardíacas.
A homenagem aconteceu na Praça da Imprensa, na frente do prédio onde estão instaladas as emissoras do SVM (Rádio Verdes Mares AM, FM 93, TV Verdes Mares e TV Diário), além do jornal Diário do Nordeste. Jornalistas, radialistas, produtores, técnicos, motoristas, funcionários dos departamentos administrativos, além de todos os colaboradores interromperam brevemente seus afazeres para homenagear o jornalista que exerceu até o fim de sua vida o cargo de diretor de programação.
A homenagem também teve a participação de ex-funcionário da empresa, amigos e familiares. Todos esperaram na porta da empresa a passagem do carro funerário que transportava o caixão com o corpo do jornalista em direção ao cemitério Parque da Paz, onde ocorreu o sepultamento às 10 horas.
O jornalista e radialista Paulo César Norões, filho de Edilmar, agradeceu a presença e a homenagem de todos. “Agradeço a todos. Ele não poderia deixar de passar aqui, onde era também a sua casa”, disse emocionado. Em seguida, todos deram as mãos e rezaram um Pai-Nosso e uma Ave-Maria, para, em seguida, fazer um minuto de silêncio.
Durante toda a terça-feira, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, autoridades civis e militares prestaram também homenagens ao jornalista que, entre muitos cargos exercidos, foi dirigente da Associação Brasileira das Emissoras de Televisão (Abert) e da Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acert).
Além da chefia da programação do SVM, Edilmar Norões mantinha diariamente no Diário do Nordeste sua coluna sobre Política.
(Imagens e texto : Fernando Ribeiro)