MPC desaprova as contas de governo do ex-prefeito de Sobral, Ivo Gomes, do exercício de 2023

 


Sobral: MPC-CE reprova contas de Ivo Gomes e pede envio ao Ministério Público

O Ministério Público de Contas do Ceará (MPC-CE) emitiu parecer pela desaprovação das contas do ex-prefeito de Sobral, Ivo Gomes, referentes ao exercício financeiro de 2023, ao apontar irregularidades graves na gestão orçamentária do município.

De acordo com o parecer, a administração realizou abertura de créditos adicionais sem a existência de recursos financeiros disponíveis para lastreá-los, prática que fere as normas de responsabilidade fiscal e compromete o equilíbrio das contas públicas. Diante da gravidade dos achados, o MPC-CE opinou pelo encaminhamento de representação ao Ministério Público Estadual, para as providências cabíveis.

O documento é assinado pelo procurador Gleydson Antônio Pinheiro Alexandre, que conclui de forma categórica: “Isto posto, opina-se pela emissão de parecer prévio pela desaprovação das contas”.

A decisão reforça o cerco dos órgãos de controle sobre a gestão fiscal do ex-prefeito e acende novo alerta sobre a condução das finanças de Sobral no último ano do mandato, cabendo agora ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) apreciar o parecer e deliberar sobre o caso.