A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quarta-feira (1º), o fim do uso obrigatório de máscaras em aviões e em aeroportos. A decisão foi tomada, por unanimidade, em votação realizada por diretores do órgão. Os diretores levaram em consideração a queda no número de casos da Covid-19 e o avanço da vacinação.
“Entendo que é chegada a hora de um novo normativo. Concluo, assim, pela necessidade de adequação do dispositivo para a retirada da obrigatoriedade de máscaras pelos viajantes”, disse o diretor da Anvisa, Daniel Pereira. Apesar da flexibilização, outras medidas como o desembarque por filas para evitar aglomeração, os procedimentos de limpeza e a disponibilização de álcool em gel nos ambientes se mantém. O uso de máscaras será recomendado para a tripulação das aeronaves.
Essa não é a primeira vez que a Anvisa flexibiliza o uso de máscaras e em aeroportos. Em agosto do ano passado, o órgão havia liberado o uso do item contra a Covid. Porém, a reguladora voltou com a norma em novembro diante da alta do vírus no país e a proximidade com as festas de fim de ano.