Um sargento da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi assassinado a tiros na cidade de Russas, Interior do Estado, na noite desse sábado (7). Carlos Eduardo de Santiago Ribeiro, 40, foi morto após pedir para três homens baixarem baixarem o som de um veículo em um estabelecimento comercial. Esta é a segunda morte de PM no Ceará em menos de um mês.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública, o policial militar foi até os suspeitos e pediu que eles desligassem o som. "Os homens se retiraram do local. Minutos depois, dois homens em uma motocicleta chegaram ao estabelecimento, onde um deles efetuou disparos de arma de fogo contra o profissional de segurança". Até ao meio-dia deste domingo (8), nenhum suspeito do crime havia sido capturado.
A Perícia Forense do Ceará (Pefoce) foi ao local e colheu os primeiros levantamentos sobre a ocorrência. Equipes do Comando Tático Rural (Cotar), do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), da Assessoria de Inteligência (Asint), da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS e policiais civis da Delegacia Regional de Russas estão em diligências no intuito de identificar e capturar os responsáveis pelo homicídio.
DOIS SUSPEITO PRESO
Dois homens foram presos neste domingo (8) suspeitos de participação na morte do sargento. Um deles foi identificado como Laércio Ícaro de Sousa Negreiros, de 21 anos, que foi capturado pela PMCE no distrito de Flores, onde estava escondido. Ele tem passagens por posse irregular de arma de fogo e uso de entorpecentes.
O segundo suspeito, Marcos Aurélio Assis de Sousa Júnior, de 25 anos, se apresentou espontaneamente na presença de um advogado ao plantão da Delegacia Regional de Russas, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), que está à frente das investigações do caso.
Marcos tem antecedentes criminais por adulteração de sinal identificador de veículo automotor e por dirigir veículo sem habilitação.
O trabalho policial para a localização dos criminosos é realizado por equipes do Comando Tático Rural (Cotar), do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) e da Assessoria de Inteligência (Asint) da PMCE; além de equipes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS e de policiais civis da Delegacia Regional de Russas.
NOTAS DE PESAR SÃO DIVULGADAS
A Secretaria e a PMCE divulgaram notas lamentando a morte do sargento. Conforme a SSPDS, a família do policial está sendo acompanhada pela Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa (CSASR) da Polícia Militar.
"O PM ingressou na Corporação em 04 de agosto de 2003 e desempenhou seu trabalho com muita dedicação e profissionalismo em prol da segurança do povo cearense. Atualmente, o policial estava lotado na 3ª Companhia do 9º Batalhão Policial Militar. O Comando da Corporação se solidariza com a dor dos familiares e amigos, ao tempo em que coloca o aparato da Instituição à disposição", destacou a Polícia Militar.