O governo lançará nesta quarta-feira, 16, em cerimônia às 10 horas no Palácio do Planalto, o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19.


O primeiro grupo prioritário, a ser vacinado na fase 1, é formado por trabalhadores da saúde, pessoas de 80 anos ou mais, pessoas de 75 a 79 anos e indígenas com idade acima de 18 anos. A fase 2 é formada por pessoas de 70 a 74 anos, de 65 a 69 anos e de 60 a 64 anos.

Na fase 3, a previsão é vacinar 12,66 milhões de pessoas acima dos 18 anos que tenham as seguintes comorbidades: hipertensão de difícil controle, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave (IMC maior ou igual a 40).

Na fase 4, deverão ser vacinados professores do nível básico ao superior, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. O Ministério da Saúde pondera, no documento, que os grupos previstos ainda são preliminares e poderão ser alterados. (Foto: Ariana Drehsler/AFP)