Semana marcada por persistente falta de água em Sobral

Açude Ayres de Sousa, Sobral-CE; Açude instalado no distrito de Jaibaras, que opera com 12% de sua capacidade, começa a preocupar moradores de Sobral (foto: Marcelino Júnior).
Sobral- Há cerca de uma semana, a dona de casa Sandra Lúcia Alves Cavalcante, moradora do Bairro Cohab III, tem sofrido com a falta de água. A partir daí, os afazeres domésticos, a higiene pessoal e a lavagem de roupa tiveram de ser regrados. O pouco de água que ainda chega nas torneiras, pela madrugada, e logo vai embora, tem sido insuficiente para encher a caixa d’água, que permanece vazia. Acumular o que puder de água em baldes e outros depósitos, já virou rotina, para a dona de casa. “É complicado ficar sem um pingo de água em casa. Eu e meu marido tentamos economizar o máximo, com o pouco que temos, inclusive na hora do banho. Mas, meu medo, é que essa situação seja por tempo indeterminado”, disse.

Ali perto, no Bairro Nova Caiçara, a situação ainda tem sido a mesma para muitas casas. Marli Alves de Brito reclama que não tem uma gota de água para atender a clientela no salão de beleza instalado num dos cômodos da casa onde mora. “Eu tenho recomendado às clientes que já venham com os cabelos lavados. A situação está séria. Estou no quarto dia atendendo dessa forma. Hoje, estou sem uma gota de água nos lavatórios. Vou ter que recorrer ao balde”, reclama.