Corpo de Bombeiros debela fogo em vegetação na Serra da Meruoca

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará conseguiram debelar as chamas que consumiam a vegetação da Serra da Meruoca, no município de Sobral – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12). Os primeiros focos começaram no último domingo (18) e só foram completamente extintos, nessa quarta-feira (21), após avaliação feita pelos militares.

Ao todo, a operação para combater o incêndio contou com o esforço de 19 soldados do Núcleo de Bombeiros do Interior, sediado em Sobral, que utilizaram inclusive o período de folga para auxiliar no combate a chamas. Outros 12 bombeiros militares de Fortaleza, além de brigadistas civis do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio também participaram da operação de contenção.

Os soldados se alternaram em dois turnos, com cerca de nove horas de trabalho por dia. Foram utilizadas bombas manuais, abafadores e materiais de corte para abrir trilhas pela vegetação. O major Jorge Luís de Sousa Barreto, que atuou na operação, revelou que o clima dessa época é um dos fatores para o aparecimento de focos de incêndios na região. “O clima e as altas temperaturas favorecem esses incêndios essa época. Tivemos dificuldade em combater as chamas, porque a área não tinha acesso adequado às viaturas, além de haver vários focos de incêndio espalhados pela região”, relata.

O fogo foi totalmente controlado na quarta, mas, por precaução, a área ficou sob a observação dos soldados para assegurar que as chamas não retornassem. A equipe foi desmobilizada totalmente ao meio-dia da quinta-feira (22), quando a área passou por inspeção dos militares.