A implantação de semáforo em um ponto, cruzamento ou em uma área deve estar justificada por dados técnicos que viabilizem a sua implantação.

A cidade de Sobral com uma frota superior a 70.000 veículos, já possui algumas vias com uma circulação constante destes sendo quase impossível encontrar uma oportunidade de travessia o que leva aos técnicos tomarem algumas intervenções, sendo em alguns casos a colocação de semáforos.
Os fatores que viabilizam a implantação de semáforo são basicamente os seguintes:
1- Ofertar segurança aos usuários das vias, minimizando os acidentes;
2- A soma da demanda de veículo nas aproximações for superior a 1000 veículos/hora;
3- A demanda de Pedestre seja uma constante, principalmente nas horas de pico;
4- Problemas de visibilidade devido a geometria ou topografia da via;
5- Somatório dos itens acima ou outros fatores que a Engenharia de trânsito justifique.

O secretário Dr. Pedro Aurélio Ferreira Aragão informa que os novos semáforos a serem instalados além de se condicionarem aos itens acima, também estão inseridos com o advento do metrô, na rota de ônibus do SITRANS, rota de caminhões, etc.
"Há de se admitir que alguns bairros de Sobral já superam a população de muitos municípios, consequentemente estima-se que contenham mais de 10.000 veículos, onde as vias principais necessitam de intervenções da Engenharia de trânsito. Neste contexto foram contemplados com a implantação dos semáforos os seguintes bairros: Sinhá Sabóia, Alto do Cristo, Cohab III, Sumaré, Cidade Dr. José Euclides e Domingos Olímpio.
Concluímos que a Engenharia de Trânsito visa ofertar segurança, fluidez e disciplina, proporcionando uma melhor qualidade de vida no sistema viário da cidade de Sobral, que é o objetivo maior do Prefeito Veveu", conclui o secretário

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